26.12.11

Kibbutz Jesuix

São Paulo está me deixando tão pra baixo
Brasília vai me fazer cair o cérebro
E todos deveriam saber sobre
O Kibbutz Jesuix.

Você pode sentir isso?
Eu sei que sim
Está tudo no ar
Não posso viver sob essa pressão por mais tempo
Alguém aí - um amuleto, uma palavra de fé?

Há cães em minhas preces
Crianças na escolas segurando nas grades
Gatos pretos atravessam meu caminho
Será que hoje é meu último dia?

Deus tenha piedade dessa ilha de ilusão
Nós que saímos voltaremos em algum momento?
Eu nao pertenço aqui
Eu nao pertenço alá
vou sempre continuar me guiando
- auto-conhecimento.

Não me diga não
Eu não vou dizer que está tudo bem
Eu e meus broders estamos indo
Eu estive do lado de lá então sei
Eles continuam dizendo -
Pega leve.

Mas aqui só tem problema?
Pega leve.
Lavando a janela?
Pega leve.
Limpando o ouvido?
Pega leve.
Só vê podridão?
Pega leve.
Você diz que sou preguiçosa?
Pega leve.
Só pergunta louca,
putz.

Pra onde estou indo?
O que estou fazendo?
Eu nao sei!
Eu não sei!

Melhor tentar fazer que há de melhor
Vamos lá, aqui
Vamos dizer a eles enfim aonde fica o Kibbutz Jesuix.

(fiz você pensar que estou de onda, diga aí)

Greves e filas
Cotas para negros
Eles tentam dizer que isso é comunitário
- igualdade precária, mes amis.

Participação em rede?
Pega leve.
Reencontros?
Pega leve.
Delicadamente?
Pega leve.
Violentamente?
Pega leve.

Você pode ver?
Você pode sentir?
Eu não sei!
Eu não sei!

Você não precisa ficar por perto
Mas devolva a esperança antes passar ou seguir.

Todo mundo sabe sobre São Paulo
Todo mundo sabe sobre Brasília
& agora eles vão ficar sabendo também sobre o Kibbutz Jesuix.



* Esta é uma releitura rítmica de Mississipi Goddam, em atual contexto e conjuntura, por tudo mais que transita, acende e toca.

* Bárbara, te dedico.

ver também (sobre outros Kibbutz): O Jogo da Amarelinha, pag 241.

Um comentário:

Salve Jorge disse...

Pegar leve
Você não deve
Que até sob 10 metros de neve
Teu fogo se atreve
A fazer cinzas pesadas
Dançarem danadas
Como se fossem bailarinas aladas
Pelo ar da pauliceia
Da capital sem idéias
Sob céus azuis
Kibbutz
Jesuix...