10.12.14

"... a dança da morte ninguém frequentava"



"O veto integral do disco Banquete dos Mendigos, gravado por Jards Macalé, em 1974, por conter vários artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos foi um dos golpes mais duros já realizados contra um artista brasileiro." 

"O empenho em estabelecer uma relação direta entre arte e contexto social e a crença na eficácia revolucionária da palavra cantada sistematizavam os grandes temas do debate político que marcaram as formas de engajamento da canção popular."

"Contrariando suas expectativas, Caetano Veloso foi preso juntamente com Gilberto Gil no dia 27 de dezembro" [Logo após ser decretado o AI 5, em 13 de dezembro de 1968]

"No dia 19 de fevereiro, quarta-feira de cinzas, Caetano Veloso e Gilberto Gil, foram, finalmente, libertados após dois meses de prisão. Entre fevereiro e julho de 1969, foram mantidos em regime de confinamento em Salvador. Após um show de despedida no Teatro Castro Alves, nos dias 20 e 21 de julho, os compositores partiram para o exílio em Londres, onde permaneceram até 1972."

"... Manchete, com as primeiras fotografias da Terra vista do espaço."


" Paulo Coelho foi torturado na 'Geladeira', cela mantida em baixa temperatura em que o preso permanecia nu. O medo de sofrer novas torturas físicas fez com que o compositor não respondesse ao pedido de ajuda da namorada. O ato de covardia na carceragem foi motivo pelo qual Adalgisa Rios rompeu o relacionamento..."





Trechos retirados do Relatório da Comissão Nacional da Verdade, Volume II (Texto 9: A resistência da sociedade civil às graves violações de direitos humanos)

Nenhum comentário: