28.6.13

"Vou para o Café dos Búzios.
Um sítio decrépito. Mas eu gosto. Gosto daquele desgosto. Gosto da
sujidade dos desgostos. Porque eu.
Eu amo a humanidade.
Mas eu. É assim, reúnem-se velhos, aqueles velhos a contar histórias
glaucas. Em que há sempre uma grande inocência. Morte. Solidão.
Há uma luz crua que vem de Lâmpadas nuas e nas paredes as foto-
grafias dos times de futebol ficam na parte mais sombria. Não sou
homem solitário, nunca fui. Sento-me perto deles, e eles sim, são soli-
tários, infinitamente sós, como sobras. E bebo quatro, cinco, seis, sete
cervejas, porque. Claro. Os bailarinos têm facilidade de eliminar o
álcool. Seis, oito horas de trabalho atlético. Mesmo se já não as faço.
A verdade é que não as faço. As luzes do palco. Nós. Não as senti-
mos nem conhecemos como o público as vê. Nós. Nunca poderemos
saber o que o público vê. O público não vê, sonha. O público sonha.
Que se foda o público. Detesto sonhos. Detesto sonhos. Sim? Não me
diga. Não me faça gritar! De resto é um dos problemas da vida: nada
é o que parece."
 
Mafalda Ivo Cruz, O rapaz de Botticelli. Lisboa: Dom Quixote. Via Letras de Hoje.

Nenhum comentário: